Quem sou eu

Minha foto
Eu sou tudo aquilo que se lê em meus textos... Eu sou o avesso desta imagem, eu sou o sonho que não termina, a estrada que vai direto para o infinito. Eu sou conteúdo, jamais o rótulo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que ficou para trás

Quando terminamos a contagem regressiva e o ano termina, será que, ao menos, por um milésimo de segundo paramos para pensar no que ficou para trás? Quando terminamos a contagem regressiva e o ano termina, será que nos lembramos de agradecer a Deus somente por termos contado até zero? Quando terminamos a contagem regressiva e o ano termina, será que nos lembramos de limpar nossos corações das magoas passadas?

Agora que terminamos a contagem regressiva e o ano terminou, será que ainda nos lembraremos das pessoas que nos ajudaram a seguir em frente, a ser melhores do que fomos ontem? Quando as lágrimas terminarem de cair e os abraços de serem dados, choraremos e abraçaremos agora por outros motivos.

Enquanto os fogos enfeitavam o céu e pessoas se emocionavam com a beleza deles, eu olhava para eles e me emocionava pelo excelente ano que tive. Fiz amigos, refiz outros, construí laços eternos de amizade. Percebi que poderia ter feito muito mais do que fiz. E os beijos e abraços não dados, as desculpas não pedidas ou cedidos, não mais poderão ser. Percebi que deixei tanta coisa passar e agora não consigo mais vê-las por perto. Quando os fogos acabaram e o silêncio reinou, percebi que tudo o que não fiz no ano passado não conseguiria fazer mais. Percebi que apesar do excelente ano que tive fui fraco. Larguei sonhos e pessoas e coisas que ficarão, por minha causa, incompletas no tempo. Percebi que as estrelas brilhavam diferente, assim como as pessoas.

No mesmo compasso em que o vento surrava meu rosto, os pedaços podres de mim iam se desfazendo em algo invisível para dar lugar a uma nova pessoa. Pois é preciso renovar para crescer. É preciso mudar para crescer. É preciso reconhecer que podemos ser muito mais do que matéria para crescer. E eu escolhi crescer.
Eu cresci, aprendi, chorei, confidenciei... Fiz planos e realizei a maior parte deles. Com muita dor lembro-me dos que não consegui carregar...

Certa vez alguém me disse para “não deixar para depois o que poderia fazer hoje”. Agora entendo o que ela queria dizer e me arrependo de não ter seguido o conselho a tempo. Pessoas entraram e saíram da minha vida de repente e quando me dei conta, percebi que talvez não tenha sido o amigo ‘quase perfeito’ que pensei ser. Pensamos que as coisas duram para sempre e por isso não damos importância aos minúsculos momentos. Se soubéssemos quando o fim está próximo nos prepararíamos. Mas o que fazer quando não sabemos? Quando não esperamos? Quando não sentimos?

Aconselho a todos vocês a não negarem abraços ou palavras de carinho. A não negar consolo ou sorriso. Faça alguém ser imortal na sua vida, deixe para os outros a missão de fazer o mesmo com você. Aprenda a abrir mão pelos seus amigos. Entenda que o limite dos outros vai muito além do que imaginamos. Não deixe de telefonar ou dar sinal de vida. Chore na frente de seus amigos e permita que eles chorem na sua. Não dê as costas para ninguém, por mais insignificante que essa pessoa seja na sua vida; perdemos grandes amizades sem necessidade. Diga eu te amo a quem quer que seja. Não deixe que o cansaço afaste vocês de seus amigos. Momentos passam, eles não andam em círculos. Siga seus sonhos de olhos abertos, feche-os somente quando for agradecer a Deus por tê-los realizado. Siga sempre o coração de seus amigos. Viva intensamente, viva cada momento não como se fosse o último, mas como se fosse a sua última oportunidade de fazê-lo direito. Sem magoar ou ferir. Cicatrize suas feridas e a dos que lhe são caros. Aconselho também a serem felizes independente de quem esteja ao seu lado. Dance na chuva, vá à praia de noite, leiam “O Pequeno Príncipe”, veja um filme triste e depois um alegre, veja o pôr-do-sol, chore por alguém que não conheça. Faça planos, mas não escolha os caminhos. A vida lhe apontará o caminho correto a ser seguido. Seja sempre você, aprenda que as pessoas têm que nos amar pelo que somos de fato e não pelo que podemos ser quando estamos com elas. Brigue pelo que acha certo.

O ano novo chega e com ele toda incerteza do caminho. Seguiremos agora por novos lugares. Conheceremos e amaremos novas pessoas. Destruiremos sonhos e reergueremos outros. Mas não podemos nunca nos esquecer das pessoas. Pessoas são maiores do que sonhos. Pessoas são sonhos visíveis.

Muita coisa mudará este ano. Nós mudaremos, as pessoas mudarão. Coisas e pessoas não estarão mais ao nosso lado como em outrora estiveram. Precisaremos ser fortes para suportar a ausência, a perda, o fracasso. Precisaremos ser fortes para viver sem os abraços e sem as broncas. Precisaremos ser fortes para ver que o lugar das pessoas continuará marcado, mas elas não estarão mais ali. Precisaremos ser fortes para sentirmos saudades e não chorar de dor. Precisaremos dar continuidade a nossa vida sem pessoas. Isso irá doer. Doer muito. Mas nas escolhas que fazemos os caminhos são alterados também. Precisaremos ser fortes para suportar a ausência da quarentena. Precisaremos preencher espaços com algo que encontraremos pelo caminho. Precisamos chorar na despedida e aguardar a chegada. Precisamos entender que embora pessoas sejam maiores do que sonhos, os sonhos precisam se tornar realidade. Aqui ou em outro estado. Por nós e pelos que nos amam. Precisamos entender que quando alguém se vai não será o fim, mas apenas o começo.

Este ano será um ano a mais, não será somente mais um ano. Ao acordarmos, daremos continuidade aos nossos projetos de vida. No novo ano, lembraremos do que fomos no ano passado e veremos o quanto mudamos, o quanto crescemos e o quanto ainda podemos crescer! Seremos mais uma vez muito mais do que queríamos, pois é isso que todos querem para as nossas vidas! Amaremos mais e aprenderemos a lidar com mais responsabilidade e sensatez as barreiras da vida. Seremos transportados a um lugar onde os nossos sentimentos poderão ser compreendidos ou ao menos respeitados. Passaremos a viver no coração das pessoas que farão parte da nossa vida neste ano. Lá sim, poderemos sonhar e ser tudo aquilo que queremos. Falar o que queremos falar e sermos ouvidos. Sonhar o que queríamos sonhar e saber que alguém sempre estará lá para dizer: “Você pode ser mais do que isso”. É nesse lugar que eu quero estar. No seu coração. Neste ano, me leve sempre com você dentro dele. Lá estarei seguro. É lá que Deus se encontra. É lá o lugar que preciso estar para que todos os meus projetos se tornem realidade. No seu coração.

Neste ano não deixem que o vento carregue suas lembranças como se fossem poeira da rua. Guarde-as com muito cuidado, com preciosidade. Guarde-as como quem guarda uma vida. Coloque-as numa redoma de vidro e as admire como um quadro de Da Vinci. E nunca se esqueçam: momentos não voltam. Pessoas passarão. Até os sonhos passarão! Mas as lembranças, os amigos, a família esses ficaram para sempre, e só irão totalmente embora se permitirmos. Não permitam! Eu estarei sempre aqui. Quando precisar ou somente para saber se de fato estou. Caso não me veja feche os olhos, veja as fotos, ouça a música. Olhe para o céu, eu serei a lua e o sol, nós seremos as estrelas e sempre estaremos aqui. E nunca se esqueça de que eu ficarei aqui, sempre aqui, esperando para não lhe deixar só.

E os últimos três conselhos que dou a vocês: Não deixem que o tempo estrague tudo! Não deixem que os outros estraguem tudo! Não estraguem tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário